O presidente Trump está ponderando declarar emergência nacional nos EUA por causa do coronavírus E liberar recursos adicionais para combater a doença que se espalha rapidamente.

O presidente indicou aos repórteres que o uso de uma declaração de emergência sob a Lei Stafford estava sob consideração, mas não disse definitivamente se a assinaria na quinta-feira.

“Temos coisas que posso fazer. Temos poderes de emergência muito fortes sob a Lei Stafford”, disse ele durante uma reunião do Salão Oval com o primeiro-ministro irlandês. “Eu memorizo ​​praticamente os poderes desse ato e, se precisar fazer algo, farei. Tenho o direito de fazer muitas coisas que as pessoas nem sabem”.

Perguntado se ele planejava declarar uma emergência nacional na quinta-feira, Trump desviou.

“Eu não quero dizer isso, mas você sabe, em algum momento”, disse ele.

Trump pode declarar uma emergência nacional ou uma declaração de desastre sob a Lei Stafford, o que permitiria à Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) mobilizar recursos e financiamento adicionais para combater o coronavírus.

Havia cerca de 1.300 pessoas com casos confirmados de coronavírus nos EUA na manhã de quinta-feira, e 37 pessoas morreram com o vírus, segundo o The New York Times .

As declarações de Trump na quinta-feira vieram um dia depois que ele  anunciou que os EUA restringiriam as viagens da Europa pelos próximos 30 dias, em um esforço para conter a propagação do vírus.

O presidente também disse que usaria ordens executivas para oferecer alívio financeiro a indivíduos e pequenas empresas afetadas pelas consequências da doença.

Via TheHill.com